top of page

Conheça o meu Blog!

Aqui eu divulgo conhecimento científico para arquitetos, designers e paisagistas, além de dicas de design e decoração para todos

Se inscreva no site para receber as atualizações por Email

Buscar

Dia Mundial da Arte: 15 de Abril!

Atualizado: 24 de jun. de 2024

Parabéns a todas e todos os artistas deste meu Brasil! É por causa de vocês que conseguimos suportar a tristeza, viver alegrias, compartilhar prazeres, amores e dores. Não existe um design de interiores sem arte e não existe arquitetura sem arte. Um jardim, inclusive, é uma obra de arte viva e em constante mutação! Então parabéns também aos arquitetos paisagistas e aos designers que criam e aprimoram a beleza de um ambiente.


Todos nós já nos perguntamos: o que é belo e o que é feio? Será que a neurociência consegue nos dar uma resposta? Impossível afirmar, mas ela pode nos orientar e dar pistas sobre o gosto individual e o gosto coletivo por objetos, obras de arte e arquitetura.


Existem três teorias principais na neuroestética: a teoria objetivista que diz que a beleza é uma propriedade intrínseca do objeto, a subjetivista que diz que a beleza está nos olhos de quem vê a interacionista que é uma mistura das duas e diz que a beleza depende tanto das propriedades do objeto quanto dos processos cognitivos e emocionais de quem contempla. Muito provavelmente, experimentamos a teoria interacionista quando nos deparamos com um ambiente, um edifício ou uma obra de arte.


As pesquisas mostram que o estado emocional do indivíduo no momento em que ele contempla pode modificar o seu julgamento estético. Ou seja, se eu estiver mais feliz no dia, pode ser que eu veja mais coisas belas, mas se eu estiver triste... Essas mesmas coisas podem não parecer tão belas assim.


Por isso, o designer tem que ficar atento à disposição do cliente quando ele é exposto a um projeto. Às vezes ele não está em um dia bom e o seu julgamento pode ficar prejudicado.


Como contornar isso?


Uma ideia seria primeiro entender o que a pessoa está sentindo para além do julgamento dela de "feio ou bonito". Explicar a ela exatamente isso que eu falei: sua percepção do ambiente pode mudar dependendo do seu estado emocional, não bata o martelo e dê tempo ao tempo. O designer, como falei em outro post, tem que ser, às vezes, um psicólogo mesmo. Haja comunicação! Ufa! Você, como cliente, deve se posicionar, mas também deve estar aberto e considerar que o seu julgamento pode mudar de uma hora para a outra... E muda mesmo!


ree


 
 
 

2 comentários


Luara Augusta
Luara Augusta
12 de mai. de 2024

Oi, Bruna! Que bom que gostou! Eu também concordo mais com a teoria interacionista. Tem mais evidências científicas e observações filosofófica nesse sentido, sabe? Adoro essas discussões! Para o artista é muito importante entender o que significa o "estético" na obra dele. Seria uma propriedade do objeto ou totalmente dependente de fatores emocionais e cognitivos do apreciador? Ou ainda, dependeria um pouco das duas formas?

Curtir

Bruna Pena
Bruna Pena
16 de abr. de 2024

Que interessante! Gostei de saber. Me identifico no conceito de interacionista.

Curtir

©2023 por Luara Batista

Políticas de Troca, Devolução e Reembolso:

Para compras dos cursos, o cliente tem 7 dias para solicitar o reembolso integral. ​Para isso, basta entrar em contato por meio do Email colocado acima com o assunto REEMBOLSO. 

bottom of page